segunda-feira, 31 de outubro de 2016

FINADOS: Por uma cultura da vida na certeza da morte

Assim falou o Apóstolo Paulo: “o salário do pecado é a morte” (Rm 6,23) e o livro da Sabedoria diz que foi “por inveja do demônio que a morte entrou no mundo”(Sb 2,23-24). A morte não é um ser, não tem identidade própria, não é nem mesmo uma criatura de Deus. Deus não mata, é o homem que mata! A vida é a vocação do homem, a morte é uma conseqüência de suas escolhas. Alguém me dirá: “é próprio do que vive nascer, crescer, morrer”. Verdade! Nisto somos iguais aos demais viventes nesta terra porque aqui não temos “morada permanente”. Contudo, vejamos como é belo e natural a existência de uma planta: é semeada, nasce, cresce, produz e depois seca ainda revelando beleza. Se todos os homens pudessem passar por este “caminho” a certeza da morte seria natural e aceitável. Mas o que acontece é bem diferente: as grandes indústrias e, infelizmente, até os pequenos produtores estão lançando cada vez mais agrotóxicos sobre as plantações. Não se tem mais prudência, pois o que importa é produzir e produzir, isto é, lucrar e lucrar. Depois fazemos tantas campanhas “contra o câncer”. Na verdade as grandes campanhas deveriam ser “contra o que dá origem ao câncer”. Nós estamos cuidando dos efeitos, o que é justo, mas estamos fechando os olhos para as causas. É ridículo como nós gostamos disso e depois ainda temos “crise de fé” quando perdemos alguém. É o homem que causa o câncer!Quem mata um pai da família num assalto é o homem, não Deus; quem extermina a vida promissora de um jovem é o homem, não Deus; quem está massacrando as vidas humanas na Síria e exterminando sistematicamente no Iraque é o homem, não é Deus. Quem tira o pão da boca dos pobres nos esquemas de corrupção e nas leis injustas que só favorecem os “poderosos” são os homens a começar pelos do Congresso Nacional. Malditos sejam! Quero ver se escaparão da morte que é igual para todos.

Dia de finados não deveria ser um dia de lamentações e tristezas. Um dia de recordação sim, um dia fazer memória de nossos antepassados, um dia de rezar pelos que já não estão em nosso convívio sim.  Outrossim e talvez mais ainda deveria ser um dia para rever nossa opção pela vida. O que podemos fazer para favorecer a cultura da vida? Nossos atos diários podem contribuir para proteger, favorecer, estimular e valorizar a vida da natureza em seu sentido mais amplo: “a casa comum”, o planeta onde vivemos e onde até mesmo somos sepultados – coisa que também deveria ser digna e gratuita para todos. A cultura da vida inclui a diminuição da poluição atmosférica, sonoro, visual; a proteção de nossos rios, riachos, nascentes, lagoas e matas; inclui também a renúncia a violência física e verbal sem cair num pacifismo alienante. A cultura da vida requer mais humanização dos serviços públicos, mais participação popular nas decisões da nação, dos estados e municípios. A cultura da vida requer ainda uma posição menos hipócrita e mais efetiva pela educação de todos. Analfabetismo, evasão escolar, retrocessos nas universidades também são sinais de morte. Não ficam de fora também os temas antigos e sempre novos: rejeitar o aborto, resistir a eutanásia, renunciar a traição do cônjuge é igualmente cultivar a vida. Neste tema não há como ser seletivo: se eu defendo a dignidade dos animais como posso defender a morte atroz dos humanos “incapazes” de autodefesa? Minha gente, se não assumimos a Vida em todas as suas dimensões é melhor parar de tantas passeatas, caminhadas e campanhas... porque elas só estão revelando o tamanho de nossa contradição e confirmação de nossa hipocrisia.

Pe. José Lenilson de Morais

Cristiane pede transporte escolar para municípios do RN


A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), solicitou por meio de requerimento, o envio de ônibus escolares para os municípios de Itaú, Apodi e Felipe Guerra. No requerimento, a parlamentar detalha que sejam enviados dois ônibus escolares para cada município citado. 

Segundo a deputada, além do crescimento do número de estudantes, os ônibus que realizam o transporte dos alunos da zona rural para as escolas das cidades carecem de renovação. 

“O transporte escolar é a única forma que dezenas de estudantes desses municípios têm de ir à escola. Muitos ônibus já estão com problemas mecânicos ou a quantidade existem é insuficiente para atender plenamente a necessidade dos alunos”, enfatiza Cristiane. 

O requerimento ainda ressalta que a falta de transporte escolar prejudica o acesso dos alunos à escola, já que a maioria que usa o serviço reside na zona rural dos referidos municípios.

Os pedidos foram protocolados na Assembleia Legislativa, com destino à Secretaria Estadual de Educação.

Vereador da base aliada de Arlindo Dantas busca apoio na oposição visando presidência da câmara


Muito tem se falada nos últimos dias sobre possíveis candidaturas à presidência da Câmara Municipal de São José de Mipibu, porém, segundo fontes fidedignas apenas dois parlamentares deverão oficializar seus nomes, sendo um da base aliada do prefeito Arlindo Dantas, e outro que terá o apoio de vereadores oposicionistas.

De acordo com informações de pessoas ligadas à casa legislativa, o nome mais cotado a representar os parlamentares da base aliada de Arlindo seria o da vereadora Verônica Senra (PP), e apesar de não termos ouvindo a edil de forma oficial sobre uma possível candidatura, acreditamos que seja um bom nome para ocupar tal função.

Ainda de acordo com informações extra-oficiais, os vereadores Márcio Freire (PP) e Jota Veras (PCdoB), além de Carla Simone (PCdoB), todos da base aliada de Arlindo, também chegaram a cogitar seus nomes à uma possível disputa.

O que mais tem chamado a atenção é o nome do vereador Jean Nerino (PP) sendo apontado como uma opção de voto dos três vereadores oposicionistas, a saber: Joelmo Teles (PTN), Janiel Lima e Daniel Ferreira, ambos do DEM.

Nossa edição conversou com Jean e ele confirmou que lançará seu nome, pois acredita que está preparado e maduro o suficiente para assumir a presidência da casa. O parlamentar também confirmou que conta com o apoio dos vereadores da oposição, mas não vê isso como problema para continuar no grupo do prefeito Arlindo Dantas, pelo contrário, acredita que isso mostra sua capacidade de diálogo com os demais edis.

No entanto, acompanhando as redes sociais e rodas de conversas, noto que a atitude de Jean não está sendo bem digerida por alguns aliados do prefeito Arlindo Dantas, tendo em vista que acredita-se que o melhor a ser feito é demonstrar união e força através de um único nome para representar a base aliada.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Plataforma vai monitorar execução de projetos estratégicos do RN


O sistema informatizado que mostra detalhadamente os projetos estratégicos, principais metas e indicadores do governo foi apresentado na manhã desta quinta-feira (27) ao governador Robinson Faria, na secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan).

O “Painel de Monitoramento do RN” vai abrigar em uma única plataforma os contratos de gestão já assinados pelo governo com as secretarias de Infraestrutura, Turismo e Planejamento. No sistema estarão as metas alcançadas pelas pastas, o andamento das obras e as próximas etapas do contrato. Além dos contratos de gestão, o sistema possui também os 62 projetos executados pelo programa RN Sustentável.

Robinson Faria afirmou que a ferramenta vem para modernizar o acompanhamento da administração do estado. “Será possível ter informações atualizadas em tempo real, verificar o cronograma financeiro e estabelecer metas com toda a equipe de governo”, explicou o governador.

De acordo com o secretário da Seplan, Gustavo Nogueira, a “plataforma possibilitará ao governador ver o status dos projetos, as metas alcançadas e cobrar dos gestores o andamento de cada pasta”, disse Nogueira.

A cada quatro meses, o secretário da Seplan se reunirá com o governador para atualizar o que está sendo inserido no sistema e estabelecer quais serão os projetos prioritários. Nos próximos dias, serão assinados mais 15 contratos de gestão com as secretarias, que também passarão a ser monitorados pela plataforma.

Também estiveram presentes na apresentação do projeto, a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; a secretária de Comunicação, Juliska Azevedo; o secretário de Administração, Cristiano Feitosa; o diretor do Instituto Publix, Caio Marini; o diretor comercial da Facilit Tecnologia, Mardo David e a equipe técnica da Seplan.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SOLIDARIEDADE: Campanha de doação para o pequeno Jonas


Filho do casal Bita (carteiro) e Adriana, o pequeno Jonas, 5 anos de idade, foi diagnosticado com um tumor na coluna (câncer), e será submetido a mais uma cirurgia nesta quarta-feira, 26 de outubro, em Natal.

Os pais de Jonas pedem a solidariedade da população mipibuense, pois o mesmo está precisando de fraudas XG infantil e lenços umedecidos. As doações podem ser feitas na rádio Olho D'água FM, sendo entregues na recepção da emissora.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Terminal bancário é arrombado na Prudente de Morais


Um terminal bancário da agência do banco do Brasil, localizada na Avenida Prudente de Morais, em Lagoa Seca foi violada na madrugada desta terça-feira (25). Os criminosos usaram equipamentos como maçarico e ferramentas de aço para arrombar o caixa.

De acordo com a polícia a ação foi registrada por volta das 4h e imediatamente guarnições de Polícia Militar passaram a realizar diligências, mas ninguém foi preso. Testemunhas relataram que os suspeitos fugiram em dois carros.

O levantamento de informações e a perícia foram feitas e o caso deverá ser investigado pela Deicor (Divisão especializada em investigação e combate ao crime organizado.

Fonte: Portal BO

Governador detalha situação financeira e ações na Segurança


No início da tarde desta segunda-feira (24), o governador Robinson Faria deu mais detalhes sobre a situação financeira crítica enfrentada pelo Estado, durante entrevista ao jornalista Alex Viana e ao consultor Sêmio Timeni Segundo, do programa radialístico Meio Dia Cidade. O chefe do Executivo estadual explicou, entre outros pontos, como está sendo feito o pagamento da folha salarial. Diante da crise que abala todo o país, o Rio Grande do Norte está entre os 12 estados que pagam a folha fora do mês ou por faixa salarial; e mais de 20 enfrentam sérias dificuldades financeiras.

“Muitos me questionam como posso estar fazendo, por exemplo, uma obra tão grande como o anel viário, como posso estar saneando toda Natal, e o Governo não consegue pagar a folha em dia. É importante esclarecer que os recursos para cada fim vêm de uma fonte especifica e não podem ser utilizados para outra finalidade. Se fossem usados, seria crime de responsabilidade”, esclareceu o governador.

Segundo Robinson, o Governo Federal ajudou àqueles estados que tinham grandes dívidas com a União e não está ajudando os estados com dívidas menores, como é o caso RN. 

“O Rio Grande do Norte é o estado que possui a menor dívida com a União e mesmo assim foi esquecido. Uma crise é enfraquecida a partir do momento que os estados se fortalecem. Ao invés de o Governo Federal fomentar toda a federação, eles governam para cinco, seis estados, e esquecem os demais, e nós estamos entre esses esquecidos”, disse.

Questionado sobre a área de Segurança, o chefe do Executivo Estadual explicou que mesmo havendo uma crise nacional desde 2015, o Governo vem realizando melhorias, como a elaboração do Plano Estratégico de Segurança Pública, que estabelece ações até o ano de 2020, e citou outros avanços.

"Estou otimista. Mesmo com a violência aumentando em todo o Brasil, nosso governo melhorará o padrão da segurança no estado. Estamos enfrentando a crise, temos uma polícia motivada, trabalhando muito. Realizei mais de seis mil promoções de carreira que estavam represadas há anos. Teremos uma resposta ainda melhor com as instalações dos bloqueadores de celulares nos presídios, ação que começamos e estamos dando continuidade. Até o final do ano lançaremos os editais dos concursos das Polícias Militar e Civil, Itep e Bombeiros para termos condições de melhorar o policiamento nas ruas", declarou e finalizou a entrevista pedindo a bancada federal para manter o apoio à sua governabilidade.

Prefeitura de São José de Mipibu segue investindo na pavimentação de ruas


A Prefeitura de São José de Mipibu segue com os investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade. A Secretaria Municipal de obras trabalha na pavimentação da Rua dos Raimundos na comunidade do Ribeiro, e na Rua José Corcino no Quebra-Fuzil.

O prefeito Arlindo Dantas (PCdoB) acompanhou de perto o andamento das obras na semana passada. Segundo ele, os serviços de pavimentação estão avançando por toda a cidade, transformando a realidade dos bairros. “São intervenções que elevam a qualidade de vida da população, melhoram a locomoção dos pedestres, o acesso de veículos e valorizam os imóveis”, disse o gestor municipal.

Robinson recebe carta dos servidores pedindo pactuação com os poderes


O governador Robinson Faria recebeu do Fórum dos Servidores Públicos do Executivo uma carta que solicita a pactuação financeira entre os Poderes, para que o calendário de pagamento do Executivo seja regularizado. O documento, assinado por seis entidades sindicais, pede, entre ouras ações, que Robinson requeira ao Tribunal de Justiça, à Assembleia Legislativa, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado a devolução de R$ 398 milhões referentes aos valores recebidos acima da inflação nos anos 2014 e 2015. A entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira, 24, no auditório da Governadoria.

“Gostaria de agradecer esta contribuição dos sindicatos. Vamos analisar este documento, que se mostra como uma saída inteligente. Aguardamos que os poderes, assim como vocês, sejam compreensivos com a situação financeira do Executivo”, afirmou Robinson, que já tem reunião marcada com os poderes para a próxima quarta-feira, 26. “Se eles forem compreensivos como vocês, nós teremos a solução”, completou.

Na elaboração do documento, o Fórum levou em consideração que o Rio Grande do Norte é o quarto estado do país com maior parte da Receita Orçamentária Líquida do Tesouro (ROLT) sendo destinada aos poderes. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, o Tribunal de Justiça Potiguar é o segundo do país em relação ao comprometimento da ROLT, engolindo 13,55% do total. Neste mesmo ranking, a Assembleia Legislativa do RN (5,05%) é a sexta e o Ministério Público (4,55%) o sétimo.

“Observamos em nossos estudos que a transferência aos poderes teve um aumento de 90,3% no período que vai de 2010 até agosto deste ano, enquanto a receita corrente líquida subiu apenas 47,8% e a inflação acumulada foi de 53,2% no mesmo período”, explicou Pedro Lopes, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindfern). Foi ele quem apresentou o conteúdo da carta aos secretários presentes e ao chefe do Executivo.

Ana Cláudia Gomes, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol), destacou a importância da união de forças no enfrentamento do problema. “O que nos interessa é encontrar uma solução. É uma crise de estado, então é fundamental que nós possamos dar as mãos para enfrentá-la. O que não pode é apenas os servidores do Executivo serem afetados como se fossem os culpados pelas crise”, destacou ela.

O Fórum reúne ainda os sindicatos dos Policiais Civis (Simpol), dos Servidores da Administração Direta (Sinsp-RN) e dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), além da Associações dos Bombeiros Militares (ABM-RN). Do Executivo, estavam no encontro a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira, de Administração, Cristiano Feitosa, de Comunicação, Juliska Azevedo, o adjunto de Tributação, Fernando Amorim, o consultor geral do Estado, Alexandre Pinto Varela, e o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Deputado Fábio Faria destina emenda de R$ 60 milhões para Segurança do RN


Equipar e modernizar as instituições de Segurança Pública do Rio Grande do Norte. É esse o objetivo do deputado federal Fábio Faria ao indicar R$ 60 milhões da emenda de bancada ao setor. "É de extrema importância poder ajudar a atender essa necessidade de mais investimentos e estrutura na segurança. Um clamor da sociedade potiguar", disse o deputado.

A segurança é uma das prioridades da gestão estadual, que tem se esforçado para investir mais em ações de combate à violência. Para o governador Robinson Faria, esses recursos vão ajudar a pôr em prática projetos traçados para a área. "É um apoio muito bem-vindo para que possamos enfrentar a violência e a criminalidade em nosso Estado. Uma melhor estruturação da segurança significa resultados mais positivos para a sociedade", declarou.

Todos os parlamentares da bancada federal do RN definiram a destinação das emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2017 em reunião em Brasília, nesta quarta-feira (19). As consensuais serão direcionadas para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN e para a Universidade Federal do Semiárido (Ufersa). As impositivas, de quase R$ 225 milhões, serão para as obras do viaduto da Av. Maria Lacerda/BR-101 e da Barragem de Oiticica.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

SAAE regulariza e amplia abastecimento de água nas comunidades


O Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, de São José de Mipibu, Adilson de Oliveira, em conversa por telefone com o Blog Daltro Emerenciano no final da tarde desta quarta-feira (19), disse que o sistema de abastecimento de água nas comunidades do Pau Brasil e Taborda voltou a normalidade.

De acordo com Adilson Oliveira quatro bombas foram danificadas simultaneamente no Pau Brasil, fato que impediu o restabelecimento do sistema de imediato. Para resolver o problema na comunidade, duas novas bombas foram adqueridas e colocadas em funcionamento na tarde de hoje. Na comunidade de Taborda o problema se deu em decorrência de uma falha no sistema elétrico, que foi consertado no início da tarde desta terça-feira(18).

LARANJEIRAS DO ABDIAS

Na comunidade de Laranjeiras do Abdias o segundo poço tubular perfurado recentemente entra em operação a partir desta quinta-feira(20), somando-se ao primeiro poço que está em funcionamento enquanto outros três poços estão sendo preparados para atender a comunidade com um volume maior na oferta de água.

MENDES

A partir desta quinta-feira(20), a população da comunidade do Mendes será contemplada com a operacionalização de um poço tubular com capacidade para distribuir na rede hidráulica 20 mil litros de água por hora, volume que atende as necessidades da população do lugar.

JAPECANGA

Em Japecanga, no Baixio, região próxima ao Mendes, o prefeito Arlindo Dantas autorizou o funcionamento de um poço tubular para atender a demanda da população que necessita receber água encanada. Na manhã desta quinta-feira (20) o prefeito Arlindo Dantas, juntamente com o diretor do SAAE, Adilson Oliveira, na presença de um técnico em geologia vão in loco autorizar a ligação da rede de distribuição de água construída pela atual gestão, expandnido a oferta do líquido nas áreas mais distantes da comunidade.

LARANJEIRAS DOS COSMES

Comunidade próxima ao centro da cidade de São José de Mipibu, Laranjeiras dos Cosmes também vinha sofrendo com a precariedade no abastecimento de água. De acordo com informações repassadas ao Blog pelo prefeito Arlindo Dantas, a partir das 15:00 horas desta quinta-feira(20), a tubulação que distribui a água na comunidade será potencializada com uma pressurização que vai melhorar a chegada da águia no seu destino final.

Cosern dá dicas para diminuir o valor da conta de luz sem abrir mão do conforto


Quando se fala em eficiência energética, muita gente acredita que precisa abrir mão do conforto para economizar na conta de energia. A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, elaborou uma série de dicas para ajudar os consumidores potiguares a mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, claro, reduzir o valor da conta. Confira:

1 - Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

2 - Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

3 – Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

4 - Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

5 - Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

6 - Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED para a cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.

7 - Utilize a função “timer” das TVs
O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

8 - Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado nesse calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Suspeito de matar a mulher à facadas é preso em São José de Mipibu


A Polícia Civil de São José de Mipibu prendeu na manhã desta quarta-feira, 19, um homem identificado como Aluízio Vieira de Souza, principal suspeito da morte da jovem Elisiane Felipe de Souza, 26 anos de idade, ocorrido em agosto deste ano.

A vítima deixou 4 filhos pequenos, inclusive um com deficiência, o que para os moradores da comunidade torna o crime ainda mais revoltante. "Ela era uma boa mulher, e acabou perdendo sua vida de forma trágica. Também fico preocupada com essas crianças, que não têm culpa de nada, mas estão sofrendo muito," disse uma vizinha da vítima que preferiu não ter o nome revelado.

Aluízio foi ouvido pelo delegado Marcos Geriz, e segundo a polícia, ele é suspeito de matar a esposa à facadas, no dia 21 de agosto de 2016, na comunidade do Pau Brasil, em São José de Mipibu.

O suspeito foi preso 58 dias após o ocorrido, através de mandado de prisão expedido pela justiça.

Prefeitos eleitos no RN vão à Brasília e recebem apoio de Fábio Faria


Prefeitos que saíram vitoriosos no pleito do último dia 2 no Rio Grande do Norte começam a buscar em Brasília apoio para a gestão que se inicia no próximo ano. Esta semana, o deputado federal Fábio Faria recebeu em seu gabinete, na Câmara, os eleitos nas cidades de Doutor Severiano, Jardim do Seridó e Serrinha dos Pintos. 

O parlamentar ouviu os pleitos de cada prefeito eleito, que vem em busca de recursos federais para implementar nos municípios projetos nas áreas de Saúde, Educação, Saneamento Básico e Infraestrutura Urbana, por exemplo. "Durante o meu mandato, sempre tive compromisso com diversos municípios do RN. Essa é a hora de sentarmos para saber o que cada um precisa e já começar 2017 com emendas garantidas", afirmou Fábio Faria.

A prefeita reeleita Rosânia Teixeira, do município de Serrinha dos Pintos, solicitou apoio do deputado para equipar unidades de saúde, e para o calçamento de vias. Já Neri de Oliveira, que retorna à prefeitura de Doutor Severiano, quer melhorar o desenvolvimento da agricultura, e pede apoio para recuperação de importantes estradas vicinais da zona rural. E Amazan, prefeito eleito em Jardim do Seridó, tem, entre seus projetos principais, a implementação do 'Minha Cidade Inteligente', que recebeu, inclusive, apoio do ministro da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações, Gilberto Kassab.

Suspeito de assalto é baleado após troca de tiros com PM em São José de Mipibu; três jovens foram presos


A cidade de São José de Mipibu viveu momentos de tensão nesta terça-feira, 18, quando uma perseguição policial acabou com um bandido baleado e outros dois suspeitos presos. A ocorrência foi registrada no centro da cidade, e atraiu diversos curiosos.

O início da ocorrência foi registrada na parte da manhã, em Senador Georgino Avelino, quando suspeitos invadiram a residência de um policial militar, roubando alguns pertences da vítima e um veículo tipo Corolla.

Uma equipe da Polícia Militar de Georgino Avelino iniciou as diligências e conseguiu visualizar o carro na BR 101, nas proximidades de São José de Mipibu. Os policiais fizeram o acompanhamento do veículo, e ao perceber a presença da PM os suspeitos tentaram fugir em alta velocidade pelas ruas do centro da cidade, mas acabaram colidindo na Rua 15 de Novembro, próximo ao Instituto Pio XII.


De acordo com informações da Polícia Militar, houve troca de tiros e um dos suspeitos acabou sendo baleado na perna. Nesta ação os militares conseguiram prender mais um suspeito.

Após realizar várias diligências pela cidade, na parte da tarde uma equipe da Força Tática conseguiu localizar e prender um terceiro suspeito. Com ele a polícia recuperou uma motocicleta XRE com queixa de roubo, que havia sido usada para cometer o crime em Georgino Avelino.

O trio foi autuado em flagrante após ser conduzido à delegacia de plantão da Polícia Civil, em Candelária. zona sul de Natal. Os suspeitos encontram-se agora à disposição da Polícia Judiciária.

Governo do estado apresenta sugestões para emendas parlamentares no total de R$ 426,5 milhões


O governo do Estado levou à Brasília uma carteira sugestiva com 13 propostas de emendas parlamentares para serem incluídas ao Orçamento Geral da União (OGU) 2017.  As sugestões apresentadas na tarde desta terça-feira, 18, na Câmara dos Deputados, contemplam os setores de Saúde, Segurança, Recursos Hídricos e Assistência Social, totalizando R$ 426,5 milhões. 

Uma nova reunião será realizada nesta quarta-feira, 19, para definir quais emendas serão acatadas pela bancada federal. "Aproveitamos esta reunião para trazer os problemas essenciais que mais afligem a população do Rio Grande do Norte”, assinalou Robinson.

Nas listas de projetos, estão a construção e reforma de unidades prisionais, a implantação do Programa Transporte Cidadão na Região Metropolitana de Natal, o aparelhamento e reforma de Unidades Públicas de Saúde e a implantação de sistemas de Abastecimento de Água na área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco, entre outras.

Aproveitando o encontro com a bancada, o governador Robinson Faria propôs aos parlamentares uma pactuação política pelo Rio Grande do Norte. “Fiz aqui um convite para uma reunião. Pedi um desarmamento político, um pacto de estado em torno da difícil situação financeira do RN”, afirmou Robinson.

O governador ainda lembrou que a frustração de repasses federais já soma R$ 1 bilhão, o que tem comprometido custeio, folha de pessoal e investimentos. “O Nordeste inteiro está perdendo sua batalha política com a União. Nossa região hoje está sendo descriminada. O Governo Federal atendeu os estados que mais deviam à união e não atendeu aos estados que não deviam, como é o nosso caso”, disse.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Adolescente suspeito de arrombamento é apreendido com escopeta 12 em Nísia Floresta


A Polícia Militar de Nísia Floresta apreendeu na manhã desta terça-feira, 18, um adolescente suspeito de cometer um arrombamento na área rural do município. Com o jovem de 16 anos de idade, a PM acabou apreendendo uma escopeta calibre 12.

Em conversa com um dos policiais que atendeu a ocorrência, nossa edição foi informada que o menor é suspeito de realizar um arrombamento a um bar conhecido como "Cabaré do Minhoquinha", localizado no Loteamento Primavera.

"Quando a guarnição chegou no local indicado, uma das vítimas informou as características do suspeito e o local onde ele residia. Ao chegarmos na casa do adolescente, encontramos esta arma de fogo e ele acabou assumindo sua propriedade," disse o policial.

Ainda de acordo com o soldado da PM, o menor é apontado como principal suspeito de subtrair a quantia de R$ 800,00 do estabelecimento. A VTR 335 da Rádio Patrulha conduziu o adolescente e a arma à delegacia de Polícia Civil do município para tomar as providências cabíveis.

Missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Padre Marcondes


Chegado recentemente à Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, o Padre Marcondes tem cativado de maneira significativa os paroquianos. Ao lado dos padres Lenilson (pároco) e Rogério (vigário paroquial), o sacerdote tem desempenhado sua missão de forma eficiente e eficaz.


Na manhã desta terça-feira, 18, uma missa em ação de graças foi celebrada em homenagem ao aniversário natalício do Padre Marcondes. A celebração aconteceu no Abrigo Anísia Pessoa, momento em que o jovem sacerdote recebeu o carinho da população mipibuense.

Fonte: PASCOM

Grêmio bate América do Bairro Novo e conquista Copa Municipal de Futebol


No último domingo, 16, o Grêmio de Futebol Mipibuense conquistou a IV Copa Municipal de Futebol, ao derrotar a equipe do América do Bairro Novo, pelo marcador de 1 a 0. A partida foi disputada no estádio Moizaniel de Carvalho, em São José de Mipibu, e o gol da vitória foi marcado por Branco.

O prefeito Arlindo Dantas esteve participando da entrega da premiação, e na ocasião atletas e desportistas agradeceram o apoio do chefe do executivo municipal ao esporte local.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Prefeitura realiza diversos eventos e São José de Mipibu comemora 171 anos em grande estilo


Neste domingo (16) a cidade de São José de Mipibu comemorou 171 anos de emancipação política. Na ocasião, a prefeitura municipal realizou diversos eventos para celebrar a data, que teve seu ponto alto com apresentações musicais no espaço de eventos da Praça Desembargador Celso Sales.


Mais cedo, o prefeito Arlindo Dantas participou da solenidade religiosa que deu início às festividades. O chefe do executivo municipal participou da condução do ofertório, e recebeu as bençãos do Padre José Lenilson, em nome da população mipibuense.