terça-feira, 23 de agosto de 2016

Governo do estado lança programa Transporte Cidadão nesta segunda-feira (29)


O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER), lançará na próxima segunda-feira (29) o programa Transporte Cidadão, às 10h, na Escola de Governo. O programa consiste na oferta de transporte gratuito para a população de baixa renda de municípios da Grande Natal, garantindo o acesso dessas pessoas aos serviços públicos essenciais na capital.

A solenidade de lançamento contará com a presença dos prefeitos dos municípios atendidos inicialmente e gestores dos órgãos públicos que serão pontos de parada dos ônibus. Segundo a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, já estão em andamento os trâmites para a realização do processo licitatório que definirá as empresas que prestarão o serviço.

O programa será operacionalizado por meio de linhas circulares de ônibus de grande porte, com itinerários previamente planejados, saindo às 6h e retornando ao ponto de origem às 17h, com paradas na Central do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Universitário Onofre Lopes.

O Transporte Cidadão não irá concorrer com as empresas permissionárias de transporte público de passageiros urbanos e intermunicipais. O serviço será ofertado gratuitamente para as pessoas comprovadamente desempregadas cadastradas no Sine-RN, gestantes, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, portadores de doenças crônicas e acompanhantes, idosos a partir de 60 anos e beneficiários do Bolsa Família.

Julianne ressalta que o programa não vai onerar o Tesouro Estadual porque será sustentado pela arrecadação do R$ 1 que a população paga para almoçar nos Restaurantes Populares.

Inicialmente, o Transporte Cidadão será implantado nos seguintes corredores específicos:

a)    Ceará-Mirim / Natal
b)    Maxaranguape / Extremoz / Natal
c)    Macaíba / Natal
d)    Goianinha / São José de Mipibu / Natal
e)    Monte Alegre / Natal
f)    Ielmo Marinho / Macaíba / Natal
g)    Vera Cruz / Natal
h)    São Gonçalo do Amarante / Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário